Sugestões Musicais

cia festas e eventos - ciafestaseeventos.blogspot.com.br

Sugestões de músicas Clássicas para Cerimônias de Casamentos

Como sempre pondero, a música é o pano de fundo do casamento, se for bem executada, interpretada e você escolher os músicos e os instrumentos certos, terá um casamento perfeito, do seus sonhos. 
É assim, a música tem que encantar, ser agradável aos que ouvem e deixar que cada momento seja bem valorizado.

Alguns noivos chegam em nosso escritório e em um primeiro momento dizem que querem esse ou aquele instrumento, sem pensarem exatamente na música a ser tocada, e acham que isso, por si só, dará conta do recado. A música deve ser bem direcionada para cada momento, e em uma cerimônia Religiosa ou Civil, todo momento tem um significado e um tom a ser levado em consideração. Como exemplo posso citar: a entrada da noiva e do noivo, que deverão ser triunfantes e em tons mais altos, já o momento do juramento e troca das alianças, que é um momento mais solene, pede músicas em volumes mais baixos e ao mesmo tempo melodiosas. Existem também casos em cerimônias Católicas em que o rito é mais completo. Nesse caso, há de se levar em consideração a execução de músicas sacras e ou eruditas, como por exemplo o momento da comunhão, preces e a liturgia. 

Em cerimônias Ortodoxas, os instrumentos não são normalmente usados, pois valorizam mais o canto coral. Em cerimônias Evangélicas geralmente os cânticos e hinos de louvor são executados, além da voz, com a participação instrumental fazendo ricos arranjos musicais. Sendo assim, deve-se levar em consideração a religião a qual os noivos pertencem, bem como as regras de cada igreja.

Existem vários estilos de músicas para cada tipo de cerimônia, indo desde as mais tradicionais, passando pelo clássico, erudito, romântico e até mesmo temas de filmes que contemplam esses estilos, sendo alguns que marcaram momentos especiais na vida dos casais.

Em particular, gosto muitos dos Cantos Gregorianos, onde no século VI, somente esse tipo de prática musical poderia ser utilizada em cerimônias religiosas da igreja Católica.

P.S.: Segundo Santo Agostinho "quem canta ora duas vezes"...


Para facilitar, neste post irei selecionar algumas músicas mais pedidas pelos noivos. 
Em reuniões e escolhas de repertórios estaremos auxiliando e direcionando as músicas para cada momento e selecionando os instrumentos adequados, para tornar sua Cerimônia inesquecível.

cia festas e eventos - ciafestaseeventos.blogspot.com.br

Repertório Musical para Cerimônia 
Religiosa/ Civil
Marcha Nupcial - Mendelssohn
Pompa e Circunstância – E.Elgar
Trumpet Voluntariy - Jeremiah Clarke
Conquista do Paraíso - Vangelis
Concerto para uma só voz - Saint Preux
Sinfonia nº 9 – Beethoven
Ave Maria – Gounod
Ave Maria - Schubert
Serenata – Schubert
Noturno – Chopin
Área da 4ª Corda - Bach
Minueto – Boccherini
Greensleeves
Jesus Alegria dos Homens – Bach

Meditação de Thais - Massenet
Lago dos Cisnes – Tchaikovsky
Trenzinho Caipira – Villa Lobos
Bachiana nº 5 - Villa Lobos

Divertissement - Saint Preux, e muitas outras

Os exemplos acima fazem parte de um Repertório Clássico. 

Nós da cia festas e eventos nos colocamos à disposição para agendamento, onde poderemos escolher o repertório de seu evento com várias opções, em todos os estilos e diversas formações instrumentais.

Abraços e bons festejos a todos.
Jo Marim



visite também os links abaixo: Paulo no piano.
http://ciafestaseeventos.blogspot.com.br/2013/09/paulo-hahon-piano.html
http://ciafestaseeventos.blogspot.com.br/2014/02/a-thousand-years-paulo-hahon.html


Siga o nosso Instagram @ciafestas e acompanhe as novidades sobre eventos

Comentários