Exames Pré-Nupciais

O que você precisa saber para ver se está tudo certo, em termos de saúde... 


www.ciafestaseeventos.blogspot.com.br

Exames Pré-Nupciais

O que você precisa saber para ver se está tudo certo, em termos de saúde... 

Os exames pré-nupciais são importantes e tem como finalidade avaliar as condições de saúde do casal antes do casamento, preparando para a constituição da família e de seus futuros filhos. Na consulta o médico irá colher informações sobre o casal. Deverá indagar sobre a história de doenças anteriores, se há casos de doenças na família, que possam aparecer nos futuros filhos. Na consulta será feito também um exame clinico geral, além do exame ginecológico completo.

Os exames devem ser feitos com no mínimo 03 a 04 meses de antecedência. Esse prazo é mais do que suficiente para corrigir eventuais problemas – se alguma doença é descoberta, dá tempo de tratar e adequar o melhor método anticoncepcional para o casal. 

Estes são os exames necessários para cada um:
Mulheres
      Tipagem de sangue - é importante saber nos casos de fator Rh negativo;
      Papanicolau – Para prevenção do câncer do colo do útero;
      Hemograma Completo – pode revelar doenças como a anemia;
      Glicemia - permite descartar Diabetes,
      EAS (exame do sedimento urinário): para verificar a função renal. Quando há infecção nos rins e nas vias urinárias, como a cistite, deve ser tratada, porque se agrava com o relacionamento conjugal. A avaliação da função renal é muito importante. A doença renal crônica se agrava com a gravidez e prejudica o desenrolar da gestação podendo causar o aborto.
      Exame de fezes - podem revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
      Reação sorológica para a sífilis - permite evitar a sífilis congênita ou transmitida da mãe para o filho.
      Reação sorológica para rubéola - contraída pela mulher nos primeiros meses de gravidez, a doença provoca lesões graves no filho. Pode-se fazer a vacina preventiva antes do casamento ou de a mulher engravidar. 
      Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
      Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consentimento do casal) -  importante para afastar ou fazer o diagnóstico de AIDS. O diagnóstico antes da gravidez, seja no homem ou na mulher, é importante para que a pessoa doente receba o tratamento adequado e para que a mulher com o uso de medicamentos apropriados, consiga evitar a transmissão para o filho durante a gravidez.
      Toxoplasmose
      Citomegalovírus – é um primo irmão do herpes, precisa de acompanhamento.

Homens

      Espermograma completo - permite conhecer suas condições de fertilidade e, indiretamente, fazer diagnóstico de doenças do sistema reprodutor masculino;
      Tipagem de sangue  - é importante saber quando o homem tem fator Rh positivo e a mulher fator Rh negativo;
      EAS (exame do sedimento urinário): importante para verificar a função renal e afastar a infecção nos rins e nas vias urinárias;
      Exame de fezes: podem revelar alterações comuns como as verminoses, que são causas de anemias.
      Glicemia - permite descartar Diabetes,
      Reação sorológica para a sífilis - permite evitar a sífilis congênita ou transmitida da mãe para o filho.
      Sorologias para hepatite B e C: podem ser usadas vacinas para a prevenção e avaliação por especialista e tratamento nos casos de confirmação de doença.
      Sorologia para HIV (deverá ser solicitada com o consentimento do casal).


Não deixem de consultar seu médico de confiança.
-0-

Para que você possa sorrir em seu casamento com alegria e saúde, confira nossas dicas e visite seu dentista, para uma perfeita saúde bucal.

Nos preparativos de seu casamento a saúde bucal também deve ser levada em consideração. Você pode fazer um simples Clareamento ou até tratamentos mais demorados e complexos. Consulte seu Dentista com antecedência para que ele possa verificar o  que deve ser feito para você sorrir a vontade em seu casamento.


Leia também outra matéria sobre esse assunto:
bit.ly/sorrisosperfeito


Fica a Dica!!!
Jo Marim
cia festas e eventos

-0-

Comentários