Lista de Convidados

                   
imagem da internet
 

Montando sua lista de convidados:

Como proceder?

       Você pode convidar quantas pessoas desejar, se a cerimônia de casamento não tiver festa ou se não tiver problemas com orçamento e espaço para abrigar os convidados. Mas se não for esse o caso, preparem-se para ponderar sua escolha entre família, afeto, obrigações e convenções, de modo que a lista elaborada não crie situações desagradáveis no momento de anexar o cartãozinho da festa no convite.
           Parentes e amigos próximos definem, a princípio, a lista. Mas se a família é muito grande e o círculo de amizades também, aí entram os indispensáveis cortes. Antes de tudo acerte com os envolvidos, seus pais e os pais do noivo, na elaboração da lista quais os critérios a serem adotados.
      A norma usual é de afetividade. Pense bem se aquele suposto convidado tem participado, nos últimos tempos, de sua vida. O critério consanguíneo nem sempre é necessariamente eficaz. Pode ocorrer de estar na lista o nome de um primo que mora em outra cidade e quase não se tem notícias, enquanto uma amiga que lhe acompanha há vários anos corre o risco de ser cortada da lista para a recepção. 
      Outro tipo de convidado que deixa dúvidas, muitas dúvidas, são os colegas de trabalho. Avalie se você apenas os está incluindo por dever social, ou porque vai ficar sem jeito depois, quando voltar da lua-de-mel e encontrá-los no escritório. Também não subestime a capacidade de compreensão das pessoas: elas sabem que em um momento tão especial quanto este - o casamento - a lista de convidados é sempre limitada. 

Algumas dicas:


  1. Coloque a lista de convidados em ordem alfabética. 
  2. Alguns dias antes do casamento procurem arrumar acomodações (casa de parentes, amigos e até mesmo hotel) para os convidados de outras cidades. 
  3. Se seus convidados forem ficar em hotéis, não fique constrangida de não pagar a conta. Lembre-se de falar abertamente sobre a questão para não haver aborrecimentos e constrangimentos futuros. 
  4. Se o seu Cerimonial estiver fazendo o RSVP, envie a cópia da lista de convidados em ordem alfabética, assim que começarem a distribuir os convites, ou então o consulte sobre a taxa deste serviço de confirmação.

Por @jo_marim

Siga o nosso Instagram @ciafestas e acompanhe as novidades sobre eventos

@ciafestas 


Visite também a postagem abaixo sobre o RSVP:

http://ciafestaseeventos.blogspot.com.br/2012/12/rsvp.html

Comentários