Saber ouvir : receita para um casamento feliz!



Saber ouvir, característica fundamental em toda boa comunicação!!

"Qual a receita do casamento feliz? A comunicação pode ser um ingrediente fundamental dos relacionamentos. Porém, esta tal comunicação que tanto ouvimos atualmente está mais próxima de um duelo de opiniões, onde notamos um desejo conjunto de encontrar quem está com a razão, onde se fala muito e se ouve pouco. A maior parte de nós possui plena capacidade auditiva, mas isso não significa necessariamente que tenhamos o dom de saber ouvir, característica fundamental em toda boa comunicação.


Muitas vezes deixamos de ouvir as histórias dos outros para narrar a nossa própria. Quantas vezes não cortamos a fala de um amigo querido, colocando um comentário a respeito de nós mesmos? Saber ouvir é buscar compreender o que se passa com o outro, é muito mais do que escutar e darmos a nossa interpretação.


Saber ouvir é cultivar a difícil arte da empatia, que é a habilidade de se colocar no lugar do outro e prestar muita atenção no significado de suas palavras, na maneira como ele transmite, em seu estado emocional, seus limites e conhecimentos; é olhar para os seus olhos, é perguntar se houve dúvida, é evitar interpretar, é buscar não atropelar.


Temos sido deficientes auditivos quando se trata em escutar verdadeiramente aquilo que precisamos ouvir. Trata-se de uma tarefa realmente difícil, pois envolve humildade em reconhecer nossas próprias falhas, em estar aberto para aprender quando no fundo queremos ensinar. Exercitando o ouvir aprendemos a compreender o outro e assim sermos mais bem compreendidos."


CERIMONIAL E ASSESSORIA

BRASÍLIA - DF
61- 9 9261.6143

Clique no link abaixo para mais postagem
https://www.blogger.com/blogger.g?
blogID=3145855516585914946#editor/target=post;postID=4777886620554303917;onPublishedMenu=allposts;onClosedMenu=allposts;postNum=145;src=postname

Comentários

  1. Jô amei a mensagem, mas tambêm a foto da minha futura familia reunida!!! Linda!!! : ) Beijos Lani

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário aqui.
Obrigada por participar e volte sempre!