Damas e Pajens

www.ciafestaseeventos.blogspot.com.br
Na foto, as lindas Damas Giovana e Bianca - no casamento de Carina e Rodrigo 17.09.2011.

As daminhas e os pajens nos casamentos sempre encantam e abrilhantam as cerimônias. O ideal é não convidar crianças muito novas, pois elas correm o risco de não entrarem no momento esperado. Caso isso aconteça, não se frustre e lembre-se: são crianças, e tudo que fizerem irá encantar e ficar engraçadinho. Crianças com mais de cinco anos já entendem bem a função e costumam não errar.

As crianças poderão entrar aos pares ou em fila indiana, podendo entrar antes da noiva, no momento das alianças, ou ainda atrás da noiva, ajudando a levar as pontas do véu (principalmente quando ele for longo, pesado e com pedrarias que podem ficar presas no tapete no decorrer do cortejo). 

Para a quantidade, não existe uma regra pré determinada. Você poderá convidar quantas crianças tiverem na família, sem exagerar, é claro (ai vale apelar para o bom senso). 

Em tese, quem deverá pagar as roupas das daminhas e pajens é a família da noiva, porém, se você não quiser assumir os gastos com as roupas e acessórios, diga no ato do convite, dando aos pais uma estimativa de valores, para que eles possam se programar ou até mesmo recusar o convite.

Com relação aos vestidos das damas, procure por modelos clássicos, bordados delicados, tons pastéis para qualquer horário ou tons mais fortes para cerimônias mais sofisticadas e à noite. O mais importante é que sejam confortáveis. Os calçados devem combinar com a tonalidade da saia do vestido e não podem machucar os pezinhos das crianças. Não carregue demais na maquiagem, pois não combina. 
O pajem usa o mesmo tom do noivo, ou se preferir, o mesmo traje do noivo. Outra opção para os meninos é combinar com os trajes dos pais e padrinhos, ou combinar com os vestidinhos das daminhas.

As crianças poderão levar buquês de flores naturais ou de pirulitos, cestinhas, pecinhas de prata, cristal ou almofada com as alianças, bastidores bordados, pratinho joia do dia em porcelana com as alianças, imagens ou simplesmente entrarem de mãos vazias. Sempre irão encantar.

www.ciafestaseeventos.blogspot.com.br  -  Noiva Verônica e Dama Isabela - 10.09.2011

www.ciafestaseeventos.blogspot.com.br
                     Pajem Dudu e Dama Ana Gabriela com as Cerimonialistas Paula e Jo Marim - no casamento de Keyciane e Luis - 10.12.2011




Leia também:

Por @jo_marim

Siga o nosso Instagram @ciafestas e acompanhe as novidades sobre eventos
@ciafestas




                                                                       

Comentários