Passar a Gravata

Muitos consideram passar a gravata uma total deselegância e constrangimento aos convidados, outros acham que é uma forma divertida de arrecadar fundos para a lua de mel, além de ser uma atração a mais na festa. E você, o que acha desse assunto?


www.ciafestaseeventos.blogspot.com.br 

Passar a gravata no casamento é deselegante?

Nesses mais de 25 anos trabalhando com assessoria para noivos, essa é uma das perguntas que mais ouvimos nas reuniões que antecedem o grande dia. Então resolvi fazer uma postagem sobre este assunto tão curioso e polêmico.

Bom, ao invés de dar a minha opinião sobre o assunto, vou ponderar alguns tópicos que considero relevantes nessa balança entre o chique ou deselegante, que está bem equilibrada; ou são muito contra, ou muito a favor. 

Vamos levar em consideração alguns fatos:

  • Lembrar que o corte da gravata é apenas uma brincadeira com o objetivo de arrecadar dinheiro dos convidados para a lua de mel dos noivos.
  • Antes de colocar alguma brincadeira no casamento, os noivos devem pensar o que combina com seus estilos e personalidades, e principalmente se gostam daquilo. A partir daí idealizar o que realmente fará parte da festa de seus casamento. 
  • Se os convidados são pessoas queridas e especiais e que estão ali para comemorar e festejar junto ao casal esse momento de alegria, não vão julgar os acontecimentos, portanto poderão compreender e participar da brincadeira. 
  • Quando a brincadeira já é um costume nos casamentos da família, ou nos casamentos dos amigos, aí a coisa, com certeza, será mais divertida e aceita.
  • Um fato que se deve considerar também, é que os convidados já gastam com presentes de chá e casamento, roupa, penteado, maquiagem, as vezes passagem e hospedagem... e ainda contribuir com a arrecadação na gravata?
  • Não existem regras e nem tradição para esse fato, é uma brincadeira dos tempos modernos de crise.
  • Há de se convir que realmente é uma boa saída para arrecadar algum valor depois de tantos gastos com o casamento.
  • Se for fazer a brincadeira, deixe bem claro que será apenas para descontrair e que ninguém é obrigado a contribuir. Eleja em torno de três amigos bem animados para essa função, mas não se esqueça de combinar com eles com antecedência. 
  • Quando os noivos não querem esta brincadeira, devem avisar ao cerimonialista, para que ele sutilmente possa impedir, dizendo que esse é um desejo dos noivos, caso alguém inicie a mesma. Avisem também os padrinhos pois, em geral, são eles que começam a brincadeira.
www.ciafestaseeventos.blogspot.com.br 
Muitos consideram passar a gravata uma total deselegância e constrangimento aos convidados, outros acham que é uma forma divertida de arrecadar fundos para a lua de mel, além de ser uma atração a mais na festa. E você, o que acha desse assunto?


Por @jo_marim
cerimonialista em Brasilia

Siga o nosso Instagram @ciafestas e acompanhe as novidades sobre eventos

@ciafestas

Clique no Link abaixo e veja mais fotos
https://plus.google.com/u/0/photos/117152456552726302577/albums/5978541881971831617


Blog de Casamentos: Como abotoar corretamente terno

Comentários

  1. Eu acho uma tradição saudável em um casamento. Mas qdo e pessoa não quer participar os amigos que estão fazendo a brincadeira devem se tocar a já partir para o próximo... todo casamento que vou já deixo um dinheiro separado para a gravata... Acho que a gravata é mais uma atração do casamento... Takeshi e Larissa...

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe um comentário aqui.
Obrigada por participar e volte sempre!